OPINIÃO

 

Ig Uractan Freitas Carvalho é graduado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília e pós-graduado em MBC - Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (Unip). Atualmente é coordenador de programação e membro do Conselho Consultivo da UnBTV. No cinema, atua nas áreas de direção, direção de fotografia e pós-produção.

Ig Uractan

 

Este é um pequeno panorama da nossa programação para você ver, seguir e compartilhar nossos conteúdos.


Quem quer conhecer pesquisas realizadas pela Universidade de Brasília pode ver o Boletim UnBTV, programa com reportagens, agenda de eventos, dados sobre a pandemia de covid-19 direto da Sala de Situação, além de informações sobre inscrição em concursos e editais.


Outra opção para quem se interessa por pesquisa é o programa Explique Sua Tese, em que doutores e doutoras que defenderam recentemente suas teses na UnB explicam, em detalhe, seus trabalhos acadêmicos.


Quem procura por cinema pode assistir aos filmes que entraram com tudo em nossa grade de programação. Em 2021, exibimos mais de uma centena de obras por meio de mostras temáticas e, entre os dias 18 a 22 de outubro, sediamos a quarta edição do Festival de Cinema Universitário de Brasília (IV Festuni). As produções são de todos os gêneros e lugares. Muito filme inédito e indisponível por aí.
Para o cinema brasiliense, criamos o programa Quarta Cine Candango, que vem da vontade de atender a uma demanda da cidade por mais espaço para os filmes produzidos no Distrito Federal. O cinema de Brasília possui pluralidade geracional, geográfica, de gênero, étnica, social e de outras tantas vozes que podem contar com mais uma janela de exibição.


Quem se interessa por debates, encontrará na UnBTV muitas opções de programas que não só estão atentos às questões contemporâneas como trazem uma série de especialistas de diversas áreas. Se a intenção é ver sobre temas relacionados à conjuntura social e política brasileira, o programa é o Brasil em Questão. Caso o interesse seja pela geopolítica internacional, veja o programa Vasto Mundo. Está em fase de produção o programa Universidade para quê?, com o intuito de criar um diálogo direto entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Quem consultar a programação encontrará ainda mais: Governança e Gestão Pública, Vozes Diplomáticas e Diálogos.


Quem gosta de música tem opções de programas: Exclusiva, (Em) Cantos de Brasília e Mini Recitais. Se a pegada for literatura: Tirando de Letra ou Poesia. Quem gosta de artes plásticas, pode ver Esboços ou Janela das Artes no caso das artes cênicas. No nosso site, o espectador pode saber o dia e horário do programa que achar mais interessante para assistir. Além disso, pode acessar nossos conteúdos no Youtube, são mais de 10 mil publicações. O destaque, inclusive, vai para as transmissões realizadas, por equipe específica, das principais reuniões dos conselhos da Universidade (CAD, Consuni e Cepe) e outros eventos.


A UnBTV está fazendo 15 anos no ar e tem bastante conteúdo de divulgação científica, cultura e muita informação produzida pela UnB e adquirida pelas demais TVs que integram a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). Estamos na TV à cabo (NET, canal 15), no nosso site, redes sociais e Youtube. São muitas formas de ter acesso a uma programação feita com bastante responsabilidade, diversidade e carinho para a comunidade acadêmica e geral. Siga, assista e compartilhe!

 

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.