OPINIÃO

Cleisyane Lopes Quintino é formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Servidora técnico-administrativa da Universidade de Brasília, atuando no canal universitário UnBTV e integrante do Conselho Executivo da UnBTV.

Raíssa Santos Ferreira é formada em Comunicação Social/Publicidade pela Universidade de Brasília. Servidora técnico-administrativa da Universidade de Brasília, atuando no canal universitário UnBTV.

Cleisyane Quintino e Raíssa Ferreira

Como parte das comemorações de 15 anos de existência, a UnBTV socializa com a comunidade universitária alguns dados obtidos na sua pesquisa de audiência, realizada entre abril e maio de 2021, com o objetivo de entender melhor seu público em relação aos hábitos de consumo de informação e entretenimento e seguir melhorando a oferta de conteúdo. O questionário, divulgado por meio de link on-line do Google Formulários, obteve 755 respostas válidas de estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e comunidade externa.

O perfil da amostra obtida é majoritariamente de mulheres (52,19%), das faixas etárias de 19 a 24 anos e de 45 anos ou mais (32,19% e 23,8%, respectivamente), da cor branca (54,8%), com vínculo de estudante (50,60%), dos cursos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (41,06%), do campus Darcy Ribeiro (75,89%), das Classes B e A (37,35% e 36%, respectivamente). Os participantes da pesquisa informam-se preferencialmente por sites jornalísticos (65,8%), seguidos de redes sociais (62,6%) e televisão (58,1%). No entanto, há diferenças de acordo com o segmento. Enquanto os estudantes preferem as redes sociais (75,1%) para se informar, professores (63,6%), servidores (70,9%) e a comunidade externa (74,6%) têm como principal referência os sites jornalísticos.

Para obter informações sobre a Universidade de Brasília (UnB), o meio mais eficaz é o que chega diretamente ao público, isto é, os e-mails institucionais. Esse é o principal meio para o público geral (69,93%) e se mantém neste lugar para professores (87,3%) e servidores (83,7%). Para estudantes, os e-mails estão em segundo lugar (64,1%), após as redes sociais (66,7%). Para a comunidade externa (74,6%), como era de se esperar, o principal meio é o site da UnB.

Dos 755 respondentes da pesquisa, a maioria (66,5%) já teve algum contato com a UnBTV, pelo canal 15 da NET, YouTube, Facebook, Twitter e/ou Instagram. Dos meios oferecidos pelo Canal Universitário de Brasília para informar o público sobre a universidade, o YouTube é o que faz a melhor performance, sendo indicado por 18,5% dos participantes. Desse total, o principal público é a comunidade externa (40,68%). As redes sociais da UnBTV (Facebook, Twitter e Instagram) foram apontadas por 16,8% dos participantes, alcançando mais os estudantes (20,94%). Já o canal da UnBTV na NET ficou com o pior desempenho, alcançando apenas 3,58% dos participantes da pesquisa, sendo a maior parte de docentes (6,67%).

A UnBTV é consumida com frequência por pouco mais de um terço da amostra (34,2% - 262 participantes). Para esse público, a UnBTV é sinônimo de informação. A constatação não é surpresa. Ao longo de 15 anos, o canal desenvolveu programas diversos para levar informação à comunidade.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.