UnBTV lança mostra Ciência em Tela como parte integrante da SBPC Cultural

Iniciativa da UnBTV, em parceria com a Fiocruz, tem o objetivo é conectar as pessoas ao conhecimento científico por meio da linguagem audiovisual

A mostra Ciência em Tela traz obras cinematográficas abordando temas que envolvem a pesquisa científica, saúde pública, democracia, representatividade e nomes importantes da ciência brasileira. A mostra é uma iniciativa da UnBTV, em parceria com a Fiocruz, com o objetivo de conectar as pessoas ao conhecimento científico dentro de um espaço cultural, por meio da criatividade e potência da linguagem audiovisual.

No dia 25 de julho, a exibição ocorre às 19h30 no Anfiteatro 09 do campus Darcy Ribeiro e conta com uma mesa de abertura com o tema Divulgação Científica Por Meio do Audiovisual, seguida da exibição dos filmes e coquetel.

Já nos dias 26, 28 e 29 de julho, as obras serão exibidas às 22h no canal 15 da NET/Claro Brasília e, também, no site http://unbtv.unb.br/

Os conteúdos são da plataforma VídeoSaúde da Fiocruz e produções da UnBTV. A curadoria é do Núcleo de Articulação, Produção e Aquisição de Conteúdos da equipe de Programação da UnBTV.

Serviço:

Mostra Ciência em Tela

25 DE JULHO – SEGUNDA-FEIRA - PRESENCIAL | Darcy Ribeiro (Anfiteatro 09)

- Bertha Luz - Ciência em gotas de Glauber Gonçalves | 2 min

- Mudando o Mundo de Carla Gallo e Cesar Cabral | 5 min

- Simbiose de Júlia Morim | 20 min

26 de JULHO - TERÇA-FEIRA | Exibição na UnBTV

(com reprise na UnBTV na terça-feira 02/08)

- Saúde Tem Cura de Silvio Tendler | 1h30min

- Musicoterapeuta de Cintia Albuquerque | 25 min

28 DE JULHO – QUINTA-FEIRA | Exibição na UnBTV

(com reprise na UnBTV na quinta-feira 04/08)

- Clarita de Thereza Jessouroun | 14 min

- Herança Social de Christian Jafas | 20 min

- História da Ciência: Imagens do Inconsciente de Cintia Albuquerque | 26min 38s

- Territórios Marginais de Julio Matos | 28 min

- As Sementes de Beto Novaes e Cleisson Vidal | 32 min

29 DE JULHO – SEXTA-FEIRA | Exibição na UnBTV

(com reprise na UnBTV na sexta-feira 05/08)

- Alina Perlowagora-Szumlewicz da Polônia às grandes endemias brasileiras de Marina Saraiva | 11 min 9s

- Diálogos entre saberes e sistemas de cura de Caio Polesi | 14 min

- Fator F de Maria Lutterbach | 17 min

- Histórias da Ciência: Amefricanidade de Cintia Albuquerque | 25 min

- Potência N de Maria Lutterback | 16 min

- O cotidiano do trabalho por aplicativo - Trajetos e trajetórias invisíveis na cidade de Letícia Pessoa Masson e Simone Santos Oliveira | 31 min

Os convidados para a mesa de abertura são:

- Márcia Abrahão (reitora);

- Rafael Villas Bôas (diretor da UnBTV);

- Ig Uractan (produtor audiovisual e coordenador de programação da UnBTV)

- Sérgio Sá (professor da Assessoria de Comunicação Institucional – ASCOM)

- Sérgio Granemann (professor e diretor de Fomento à Iniciação Científica e representando o Decanato de Pós-Graduação da UnB);

- Fabiana Damásio (pesquisadora diretora da Fiocruz Brasília);

- Cláudia Linhares (pesquisadora e secretária geral da SBPC);

- IIdeu de Castro Moreira (professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e presidente de honra da SBPC).

Onde:

No dia 25 de julho a partir das 19h30, no Anfiteatro 09 do campus Darcy Ribeiro e nos dias 26, 28 e 29 de julho, as obras serão exibidas às 22h no canal 15 da NET/Claro Brasília e, também, no site http://unbtv.unb.br/

Rafael Villas Bôas
Diretor UnBTV