UnBTV exibe a Mostra Acervos

A UnBTV, o Canal Educação e o Canal Gov exibem até o dia 18 de novembro o programa Mostra Acervos, uma parceria com o Arquivo Nacional e o canal da Universidade de Brasília. São três episódios especiais com entrevistas e filmes cedidos especialmente para serem exibidos na televisão. As produções, de diversas instituições de acervo brasileiras, retratam momentos históricos das décadas de 50, 70 e 80.

Em sintonia com o tema do Festival Arquivo em Cartaz deste ano, “Filmes de Arquivo: memórias de um Brasil plural”, a mostra oferece uma oportunidade de reflexão sobre a importância e a urgência da preservação dos acervos audiovisuais. A ideia é promover o potencial destes acervos como dispositivos de memória de diferentes grupos, e também como instrumento para a desnaturalização de desigualdades e a promoção da cidadania.

O Centro Afro Carioca de Cinema, o Centro Técnico Audiovisual, a Cinemateca Brasileira, a Cinemateca do MAM, a Cinemateca Pernambucana, a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural dos Estado da Bahia, o Instituto Cultural CULTNE  e Projeto Vídeo nas Aldeias cederam filmes de seus acervos para compor a mostra.

Os filmes seguem em exibição no Canal Educação, na UnBTV e no Canal GOV até 18 de novembro, sempre às 23h. Também ficarão disponíveis no site do Arquivo Nacional, de 8 a 18 de novembro de 2023.

Serviço:

Mostra Acervo na TV

10 a 18 | NOVEMBRO

(sempre às 23h)

Dia 10, 13 e 16 – PROGRAMA 01 - Memórias de um Brasil de Tradições, FILMES:

A morte das velas do Recôncavo

Bahia de Dona Janaína

Adão foi feito de Barro

Dia 11, 14 e 17 - PROGRAMA 02 - Memórias de um Brasil Negro, FILMES:

Alma no olho

Orixá Ninú Ilê: Arte Sacra Negra 1

Aniceto do Império em dia de alforria

Dia 12, 15 e 18 - PROGRAMA 03 - Memórias de um Brasil das Mulheres, FILMES:

I Festival Vídeo Mulher

Mãe Terra

Onde:

Canal Educação: Canal Digital Aberto 2.3

Canal GOV: Canal Digital Aberto 2.2

UnBTV: No canal 15 da na NET/Claro Brasília e, também, no site unbtv.unb.br

SINOPSES

A morte das velas do Recôncavo - CTAv

1976 / 23 min / Guido Araújo

Sinopse: O desaparecimento do saveiro, a mais típica embarcação à vela da Bahia de Todos os Santos, que durante séculos constituiu destacado componente plástico ou estético do paisagismo baiano, além de desempenhar uma importante função econômica, trazendo das ilhas e cidades do recôncavo o peixe, as frutas e verduras necessários ao abastecimento das feiras da capital.

Bahia de Dona Janaína - Cinemateca Brasileira

1951 / 3 min / Alceu Maynard Araújo

Sinopse: Ritual religioso de pescadores na Bahia na época da pesca do Xaréu quando os pescadores pedem proteção a Dona Janaína (considerado um dos nomes de Iemanjá) e lançam suas redes ao mar na esperança de uma boa pesca. A puxada de rede é acompanhada de rezas e rituais de agradecimento quando a rede chega cheia de peixes.

Adão foi feito de Barro

1978 / 14 min / Fernando Spencer

Sinopse: Documentário sobre os ceramistas do Alto do Moura, em Caruaru.

Alma no olho

1978 / 11 min / Zózimo Bulbul

Sinopse: Metáfora sobre a escravidão e a busca da liberdade através da transformação interna do ser, num jogo de imagens de inspiração concretista.

Orixá Ninú Ilê: Arte Sacra Negra 1

1978 / 25 min / Juana Elbein dos Santos

Sinopse: A organização hierárquica e os conteúdos de um terreiro nagô. A concepção do ciclo vital expressa na simbologia dos orixás do Panteão da terra, Nanã e seus filhos Obaluaiê e Oxumaré.

Aniceto do Império em dia de alforria

1980 / 11 min / Zózimo Bulbul

Sinopse: Aniceto do Império, compositor e fundador da Escola de Samba Império Serrano, no Rio de Janeiro, fala de sua intensa produção musical - jongo, samba de roda antigo, entre outros gêneros -, inspirada nos escravos do século XVII, e de suas lutas sindicais como estivador do cais do porto. Apresentação do sambista no show 'Seis e Meia', do Teatro João Caetano.

I Festival Vídeo Mulher

1987 / 20 min / Maria Angelina Lemos

Sinopse: Abertura, encerramento e premiação do I Festival Vídeo Mulher realizado no Teatro Nacional Em Brasília. Grupos de mulheres vídeoastas discutindo sobre o vídeo como instrumento de comunicação.

Mãe Terra

1986 / 18 min / Lúcia Umbelino

Sinopse: Trabalhadoras rurais de vinte e quatro famílias assentadas contam sobre as dificuldades que passaram até conseguirem a desapropriação das terras (pelo INCRA) do Sítio Varelo (no município de Araruna no interior da Paraíba). Passeata pelos direitos das trabalhadoras rurais. Irmã de Margarida (líder camponesa assassinada em 08.1983 na cidade de Alagoa Grande) concede uma breve entrevista.